segunda-feira, 7 de novembro de 2011


CONJUNTO DANÇAS POPULARES - AVANÇADO  CLASSIFICAÇÃO
1.LUGAR COM 9,63 CLAYSON VIANNA COMPANHIA DE DANÇA - FORTALEZA - CE A COR DO GARANTIDO
2.LUGAR COM 9,45 COMPANHIA DE RITMOS E DANCAS POPULARES - FORTALEZA - CE CARIMBÓ
2.LUGAR COM  9,45 BALE FOLCLORICO ARTE POPULAR DE FORTALEZA - FORTALEZA - CE ESPLENDOR DE UMA RAÇA
CIA DE DANÇA FÁTIMA FREITAS - RECIFE - PE FANTASIA CARNAVALESCA 8,85 3.LUGAR



  

sábado, 5 de novembro de 2011

COM OU SEM CHUVA, ACADÊMICOS DO BAIRRO DOM EXPEDITO É CAMPEÃ DO CARNAVAL 2011. --- APURAÇÃO DOS VOTOS: A FESTA DA GALERA ANTES DO ANUNCIO DAS NOTAS...CONFIRA...

Qui, 10 de Março de 2011 01:04

O GRES ACADEMICOS DO BAIRRO DIM EXPEDITO FOI A GRANDE CAMPEÃ DO CARNAVAL DE SOBRAL EM 2011.COM 78 ACADEMICOS CONFIRMA SUA 4° VITÓRIA NO CARNAVAL DE SOBRAL

O CASAL DE MESTRE E PORTA BANDEIRA NOTA 10 EXIBE A BANDEIRA DO ACADÊMICOS.










  
ACADÊMICOS DOM EXPEDITO É 2° LUGAR DO CARNAVAL 2010.
O CASAL DE MESTRE E PORTA BANDEIRA NOTA 10
.

















segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Festival Internacional de Danças Folclóricas em 2010, na cidade de Criciúma/SC, onde o grupo foi campeão, se destacando dentre muitos outros grupos nacionais e internacionais. (vale ressaltar que a musa escolhida do festival citado é do nosso grupo.)


Destaques do 2° Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma 2010
MUSA 2010
Adriana Meneses -- Companhia de Ritmos e Danças Populares Cordapes - Ceara
MUSO 2010 
 Murilo Viomar - Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka - Paraná
MARACATU 

 GRUPOS DESTAQUES DO 2° FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS FOLCLÓRICAS DE CRICIÚMA
01- Companhia de Ritmos e Danças - Fortaleza/CE


02- Cia. de Arte Universo em Dança – Rio Grande do Sul


03- Grupo Folklórico Italiano Ladri di Cuori – Paraná 


04- Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka - Paraná


05- Grupo de Danças Árabes Luzes do Oriente – Santa Catarina 












domingo, 16 de outubro de 2011

Carimbó


A mais extraordinária manifestação de criatividade artística do povo paraense foi criada pelos índios Tupinambá que, segundo os historiadores, eram dotados de um senso artístico invulgar, chegando a ser considerados, nas tribos, como verdadeiros semi-deuses.
Inicialmente, segundo tudo indica, a "Dança do Carimbó" era apresentada num andamento monótono, como acontece com a grande maioria das danças indígenas. Quando os escravos africanos tomaram contato com essa manifestação artística dos Tupinambá começaram a aperfeiçoar a dança, iniciando pelo andamento que , de monótono, passou a vibrar como uma espécie de variante do batuque africano.
Parintins



O Festival Folclórico de Parintins acontece desde 1913 na Ilha de Tupinambarana, no Rio Amazonas, a 420 km de Manaus, mas só virou atração turística no início dos anos 90. Ela é realizada, todos os anos, entre 28 e 30 de junho. Trata-se de uma mistura do Bumba-Meu-Boi com lendas indígenas. Cerca de 35.000 pessoas lotam o Bumbódromo - passarela em forma de boi - para ver o desfile dos blocos Boi Garantido (que veste roupas vermelhas) e o Boi Caprichoso (roupas azuis). A torcida senta separada e é proibida de vaiar os adversários. Os cantores, em vez de roupas coloridas, usam penas e cocares

sábado, 15 de outubro de 2011

AFRO



A dança originou-se na África como parte essencial da vida nas aldeias. Ela acentua a unidade entre seus membros. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam círculos em torno dos bailarinos. Todos os acontecimento da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é aparte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses,uma colheita farta.
As danças africanas variam muito de região para região, mas a maioria delas tem certas caracteristicas em comum. Os participamtes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas veses até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar-se.

BOI DO MARANHÃO